Eu cresci entre quadros e tintas, pois meus pais são artistas plásticos. E dentres tantos quadros, alguns me despertavam um interesse maior: os retratos. Cresci instigada por eles. Gostava de vê-los, de desenhá-los, e mais tarde passei a pintá-los. Hoje trabalho com eles: há mais de dez anos pinto e desenho retratos profissionalmente. Fazer retratos talvez seja a forma que encontrei de estar um pouco mais próxima do mistério que os envolve, e que tanto me encanta. Pretendo, neste blog, compartilhar um pouco dessa minha paixão, através dos retratos que pintei, desenhei e gravei, e de suas histórias.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Atravessando gerações


Há uns bons anos atrás, quando eu era criança, um casal de amigos encomendou para meu pai os retratos da família toda: dos dois e de seus cinco filhos, que eram também amigos meus e do meu irmão.
Os sete retratos foram colocados na sala, em local de destaque. E eu, como já era encantada por retratos desde aquela época, lembro bem daquela parede, e de como eu achava bacana ver aquela família toda ali retratada pelo meu pai.

Os anos se passaram, e esse casal de amigos ganhou um netinho. A família aumentou, é preciso mais uma tela na parede. Mas como se trata agora de uma nova geração, a mãe (agora avó) quis que o retrato fosse feito também pela geração seguinte dos anteriores: encomendou o retrato para mim.
E aí está o Davi, para integrar a coleção de retratos da família!

Retratos de pais, filhos e netos feitos por pai e filha: as gerações de duas famílias se entrelaçando através da arte!

Iara Ribeiro. Retrato de Davi. Acrílica sobre tela, 40 x 50 cm, 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário