Eu cresci entre quadros e tintas, pois meus pais são artistas plásticos. E dentres tantos quadros, alguns me despertavam um interesse maior: os retratos. Cresci instigada por eles. Gostava de vê-los, de desenhá-los, e mais tarde passei a pintá-los. Hoje trabalho com eles: há mais de dez anos pinto e desenho retratos profissionalmente. Fazer retratos talvez seja a forma que encontrei de estar um pouco mais próxima do mistério que os envolve, e que tanto me encanta. Pretendo, neste blog, compartilhar um pouco dessa minha paixão, através dos retratos que pintei, desenhei e gravei, e de suas histórias.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Gravura

Na Escola de Belas Artes da UFMG eu me formei em duas habilitações: Pintura e Gravura.

Gravura é uma técnica em que a imagem é gravada em uma matriz e depois é impressa, permitindo se ter assim várias cópias da mesma imagem. Essa matriz pode ser uma placa de madeira (nesse caso teremos a Xilogravura), uma chapa de metal, que pode ser cobre, ferro, latão ou aço (Gravura em Metal), uma pedra calcária específica (Litografia) e uma tela de nylon ou poliester (Serigrafia).

Eu fiz atelier de Gravura em Metal e Xilogravura, e fui monitora de Litografia e Serigrafia. Gosto de todas as técnicas, mas a que mais me "fisgou" foi a Gravura em Metal.

A Gravura em metal consiste em gravar um desenho através de incisões feitas sobre uma chapa de metal, incisões essas que podem ser feitas diretamente sobre a matriz (ponta-seca) ou através de processos indiretos que utilizam ácido nítrico ou percloreto de ferro (água-forte e água-tinta). A escolha desses processos vai depender do metal utilizado na matriz e do resultado desejado pelo artista.
Após a gravação, a matriz é entintada e levada à prensa, e a imagem gravada é transferida para o papel. É interessante destacar que na cópia impressa, a imagem sai invertida do desenho feito na matriz, então, quando se está desenhando na matriz, deve-se levar em conta essa inversão futura da imagem.
Essa breve explicação sobre o processo está muito resumida, existem vários outros detalhes envolvidos, mas eu falei dessa forma rápida só para dar uma noção do processo para quem não o conhece.

Nas minhas gravuras também trabalho bastante com figura humana, mas que não são necessariamente retratos de alguém (embora já tenha feito alguns também).
Hoje vou postar algumas gravuras minhas, e aos poucos vou postando outras:


Iara Ribeiro. Encontro. Água-forte e água-tinta, 2007
 
Iara Ribeiro. Minha cidade. Água-forte e água-tinta, 2009.

Iara Ribeiro. Devaneio. Água-forte e água-tinta, 2007.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário